Blog

Porto de Santos é premiado por desempenho ambiental

Porto de Santos é premiado por desempenho ambiental

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), administradora do Porto de Santos, recebeu nesta quinta-feira (09/11), em Brasília, o prêmio Antaq de Sustentabilidade Ambiental Aquaviária. A láurea foi oferecida pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e o Porto de Santos foi o vencedor na modalidade Maior Evolução Anual no Índice de Desempenho Ambiental (IDA) daquela agência reguladora.

O Porto de Santos foi premiado devido à sua evolução no índice verificada na pesquisa feita no 1o semestre de 2017, em relação ao apurado no mesmo período do ano passado. De acordo com a Antaq, o resultado se deve à licença de operação concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em abril, a mais importante entre as três modalidades de licença ambiental.

O índice de Desempenho Ambiental é um ranking que avalia a gestão ambiental em portos organizados. Por meio dele, a Antaq avalia as ações das autoridades portuárias no atendimento da legislação ambiental e a redução dos impactos no meio-ambiente das operações realizadas em suas áreas de administração. Ele leva em conta a existência de licença ambiental, planos de emergência, destinação adequada de resíduos, educação ambiental, segurança do trabalho e monitoramento da qualidade da água.

São 39 os itens avaliados, com diferentes pesos de acordo com metodologia desenvolvida por uma universidade em parceria com a Antaq. Os quesitos são divididos em quatro áreas: econômico-ambiental (incluindo neste ítens como licenciamento ambiental e capacitação dos profissionais), sócio-cultural (ações de Saúde e Educação), físico-química (análises do solo e da água, dentre outros), e biológico-ecológica (monitoramento da fauna, como exemplo).

A entrega da premiação aconteceu na sede da Antaq, em Brasília, e contemplou ainda outras iniciativas ligadas ao setor.

FONTE: Portos e Navios

ubm white new

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida