Blog

São Paulo ultrapassa Espírito Santo e vira segundo maior produtor de petróleo do Brasil

São Paulo ultrapassa Espírito Santo e vira segundo maior produtor de petróleo do Brasil

Uma informação divulgada na terça-feira (26) coloca pela primeira vez na história o Estado de São Paulo na vice-liderança do ranking nacional de produção de petróleo. A informação consta no Sumário Executivo de Petróleo e Gás no site da Secretaria de Energia e Mineração.

Há sete anos, a produção paulista não passava do 7º lugar, Atualmente, com um volume de 344 mil barris de petróleo/dia durante o mês de julho, São Paulo ultrapassou o Espírito Santo que produziu 295 mil barris e ficou atrás apenas do Rio de Janeiro que teve uma produção de 1,8 milhão de barris/dia.

O secretário de Energia e Mineração, João Carlos Meirelles, comemora a arrancada paulista. “Em 2010 nossa produção era de 14 mil barris de petróleo por dia e ocupávamos apenas a sétima posição nacional. Com a descoberta do pré-sal na Bacia de Santos e início da exploração e produção São Paulo se tornou um produtor relevante e as estimativas são positivas, o que consolidará o Estado como um importante produtor mundial”,

Na atualidade, existem três campos são responsáveis por 98% de toda a produção paulista: Sapinhoá que representa 72% do petróleo retirado dos poços paulistas, seguido por Lapa com 16%, ambos no pré-sal. O terceiro é Baúna que responde por 10% localizado no pós-sal.

O Estado do Amazonas e da Bahia completam a lista dos cinco maiores produtores de petróleo e gás do país com uma produção de 110,8 mil e 79,2 mil barris de óleo equivalente por dia, respectivamente.

Gás natural – Vale lembrar ainda que, desde o início de 2015 o Estado de São Paulo é o segundo maior produtor de gás natural do país com uma produção de 19 milhões de metros cúbicos/dia.

Os royalties provenientes da produção petrolífera cresceram fortemente nos últimos 10 anos e atualmente representam uma parcela importante da arrecadação dos municípios confrontantes aos campos produtores.

FONTE: Agora Vale

ubm white new

   Conectando pessoas e o mercado global

 

UBM: uma das maiores empresas do mundo em mídia de negócios

Nos mais de 30 países onde realiza seus eventos, a UBM constrói relacionamentos duradouros com especialistas e players do mercado e gera oportunidades que alavancam e fomentam o desenvolvimento da indústria local em âmbito global. Ler Mais

 

Filiada à     

 ubrafe branco

Newsletter

entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida
entrada invalida